-- Resiliência é a armadura do guerreiro dos tempos modernos --
Publicado por Taylor David em 16/05/2025
A Polícia Federal irá estabelecer Delegacias de Controle de Armas nas capitais estaduais e no Distrito Federal, assumindo a responsabilidade pela fiscalização dos CACs (Colecionadores, Atiradores Esportivos e Caçadores). Essa função, que até então estava sob a responsabilidade do Exército Brasileiro, será transferida para a PF a partir de 1º de julho.
A recente mudança no comando da fiscalização dos CACs (Colecionadores, Atiradores Esportivos e Caçadores) foi detalhada. Na última quarta-feira (14), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) anunciou a destinação de R$ 20 milhões para fortalecer a estrutura da Polícia Federal, que passará a ser responsável pela fiscalização a partir de 1º de julho. Até o momento, 600 servidores da PF já foram qualificados para a nova função.
O remanejamento da responsabilidade, que antes era atribuída ao Exército Brasileiro, foi anunciado no final de 2024, e a nova fase começa a ganhar forma. O secretário-executivo do MJSP, Manoel Carlos de Almeida Neto, destacou: "Estamos assumindo o controle da fiscalização nesta nova fase, por meio da Polícia Federal. Vamos criar Delegacias de Controle de Armas nas capitais de todos os estados e no Distrito Federal, além de 96 Núcleos de Controle de Armas em delegacias federais no interior do país, totalizando 123 estruturas."
A supervisão das unidades ficará a cargo da Coordenação-Geral de Controle de Armas, que será responsável pela gestão nacional da política. O delegado federal Cairo Duarte foi nomeado como coordenador-geral de Controle de Serviços e Produtos da Coordenadoria de Polícia Administrativa da PF.